top of page

III Congresso da Rede Internacional de Estudos Culturais Interculturalidade e movimentos sociais


A Professora Doutora Margarida Ventura, Presidente do Instituto Superior Politécnico Tundavala, participou nesta quinta-feira, da cerimónia de abertura do III Congresso da RIEC que decorre no Instituto Superior Politécnico Independente.

A RIEC (Rede Internacional em Estudos Culturais) é uma associação internacional que integra 10 universidades, de 5 países (Angola, Brasil, Cabo Verde, Moçambique e Portugal). Instituições estas que se têm debruçado na difusão dos Estudos Culturais através do ensino, da investigação científica e de acções de intervenção junto a grupos e comunidades.



Inicialmente constituída a partir de ações colaborativas, entre pesquisadores e instituições, já existentes e fortalecidas nas últimas décadas, a Rede resulta do amadurecimento dessas parcerias, com vistas à formalização e institucionalização do resultado de um trabalho colectivo e interdisciplinar. Além disso, o trabalho em rede pode facilitar a investigação de problemas e interesses comuns que se relacionam com os Estudos Culturais e dessa forma, contribuir com a descentralização da produção científica e com a horizontalidade entre as parcerias individuais e institucionais.



Como estratégias para a consolidação da rede, a RIEC propõe as seguintes atividades: executar projetos coletivos de formação, inovação, pesquisa e difusão; organizar um sistema de informação e gestão que integre as atividades da Rede; divulgar e organizar a integração de novas instituições parceiras e promover atividades académicas potencializando sua projeção e articulação internacional.




45 visualizações0 comentário
bottom of page