top of page

BREVE HISTÓRIA

O Instituto Superior Politécnico TUNDAVALA é produto da evolução da Universidade Privada de Angola (UPRA) - Campus do Lubango, que por sua vez teve início no Instituto Superior Privado de Angola (ISPRA).

O ISPRA do Lubango foi inaugurado a 3 de Maio de 2005 com dois Departamentos de Ensino: um de Saúde e outro de Ciências Agrárias e do Ambiente. O Departamento de Saúde iniciou-se com a leccionação do curso de Psicologia, de Fisioterapia e de Enfermagem. O Departamento de Ciências Agrárias e do Ambiente teve início com os cursos de Engenharia do Ambiente e Engenharia Agronómica.

 

A nível de protocolos, o  ISPTundavala tem colaborado com entidades locais, nacionais e estrangeiras. A nível local, tem convénios com o Instituto Médio Agrário do Tchivinguiro, com a Fábrica de Água Chela, com a Direcção Provincial da Saúde e com a Direcção Provincial da Agricultura. A nível Nacional, temos protocolo com o Instituto de Investigação Veterinária de Angola.

A nível internacional, o ISPTundavala tem convénios com a Escola Superior Agrária de Coimbra (ESAC), com a Universidade de Coimbra, com a Universidade Nova de Lisboa, com a Universidade de Trás-os-Montes e Aldo Douro, com a Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, com a Escola Superior de Enfermagem de Lisboa, com a SOFTIMBRA (consultores de Agro-informática), com a Cultivar (Associação de Técnicos de Agricultura Tropical), com o Museu da Lourinhã, entre outros.

O Plano de Desenvolvimento do Instituto Superior Politécnico Tundavala (ISPTundavala) assenta numa experiência de vários anos de Ensino Superior, com uma intensa inserção na comunidade regional, o que é à partida garante da solidez e sustentabilidade do projecto.

MISSÃO

O Instituto Superior Politécnico Tundavala (ISP Tundavala) é uma instituição de ensino superior privada, sem fins lucrativos, que constrói o saber em diversas áreas de conhecimento, com forte ênfase na formação de técnicos superiores especializados.

O ISP Tundavala, na qualidade de Instituição do Ensino Superior, consolida-se como referência da região Sul do País quanto à formação de profissionais comprometidos com a vida e o progresso da sociedade angolana.

O ISP Tundavala tem como missão gerar, difundir e aplicar conhecimento, assente na liberdade de pensamento e na pluralidade dos exercícios críticos, promovendo a educação superior e contribuindo para a construção de um modelo de sociedade baseado em princípios humanistas, que tenha o saber, a criatividade e a inovação como factores de crescimento, desenvolvimento sustentável, bem-estar e solidariedade.

O cumprimento da missão referida é realizado num quadro de referência internacional, nomeadamente os espaços SADEC e CPLP, com base na centralidade da investigação e da sua estreita articulação com o ensino, mediante a prossecução da formação humana ao mais alto nível, nas suas dimensões ética, cultural, científica, artística, técnica e profissional, através de uma oferta educativa diversificada, da criação de um ambiente educativo adequado, contribuindo para a formação ao longo da vida e para o exercício de uma cidadania activa e responsável.


Faz igualmente parte da missão do ISP Tundavala a realização de investigação e a participação em instituições e eventos científicos, promovendo a busca permanente da excelência, a criatividade como fonte de propostas e soluções inovadoras e diferenciadoras, bem como a procura de respostas aos grandes desafios da sociedade, e ainda a transferência, o intercâmbio e a valorização dos conhecimentos científicos e tecnológicos produzidos, da prestação de serviços à comunidade, da realização de acções de formação contínua e do apoio ao desenvolvimento, numa base de valorização recíproca e de promoção do empreendedorismo.

O ISPTundavala conta ainda com uma revista anual ( Tundavala – Revista angolana de ciência), onde a população académica da região pode publicar os seus artigos, desde que aprovados pela Comissão Científica da mesma. Esta revista teve início no ano 2013 e pensa-se futuramente torná-la bianual.

Finalmente, considera-se relevante para o ISP Tundavala a interacção com a sociedade, através de contribuições para a compreensão pública da cultura, da análise e da apresentação de soluções para os principais problemas do quotidiano, e de parcerias para o desenvolvimento social e económico, nos contextos regional, nacional ou internacional, bem como a contribuição para o desenvolvimento social e económico da região em que se insere e para o conhecimento, defesa e divulgação do seu património natural e cultural.

SITUAÇÃO ACTUAL

Oferta Formativa

A procura pelos estudantes do Ensino Superior tem vindo a aumentar de ano para ano. Para além disso, a oferta do ISP Tundavala é complementar à oferta publica actual, apresentando cursos de graduação em funcionamento, não existentes na província, e outros que são únicos a nível regional.

Todos os 11 (onze) cursos de Licenciatura actualmente a serem leccionados no ISPTundavala, correspondem a áreas já estabelecidas de formação, com uma necessidade social óbvia de formação de quadros a nível Superior.

 

Corpo Docente e Discente

O ISPTundavala conta neste momento com 118 docentes.

Quanto ao grau académico, 56 são licenciados, 6 especialistas, 49 mestres e 7 doutores. De referir que alguns dos docentes efectivos (licenciados e mestres) foram formados na própria instituição, sendo política do ISP Tundavala recrutar docentes entre os seus melhores licenciados e dar-lhes acesso a programas de pós-graduação, nomeadamente a mestrados e doutoramentos.

No respeitante ao corpo discente, ele tem-se mantido perto dos 2000 estudantes por ano.

                        

Instalações

 

O Campus do ISPT compreende uma área de 64 ha, a cerca de 5 km do Lubango, numa zona de enorme beleza natural, o qual possui neste momento as seguintes valências:

- 7 edifícios para as aulas, num total de 34 salas com capacidade para 1500 estudantes em cada período (manhã, tarde e noite),

- Gabinetes para docentes

- Biblioteca

- Edifício de laboratórios

- Cantina

- Anfiteatro com 320 lugares

- Edifício para prestação de serviços à comunidade em Psicologia, Enfermagem e Fisioterapia

- Museu

- Parque de estacionamento

- Polidesportivo

- Escola de Equitação (Ensino, Turismo e Terapia)

- Serviços administrativos (em construção)

 

O ISP Tundavala possui ainda um edifício alugado para os serviços administrativos no centro da cidade do Lubango, onde funciona a secretaria académica, tesouraria, recursos humanos e direcção, até conclusão do novo edifício no Campus do ISPTundavala.

OBJECTIVOS E METAS

         

  1. A médio prazo (2020/2025)

  2. Estabilizar em 2500 a massa estudantil, sendo o número de entradas de 30 estudantes por curso, com excepção dos cursos de Enfermagem e Psicologia que serão de 90 por curso (3 turmas), dada a grande procura que têm.

  3. Consolidar o ISPTundavala nos 4 Departamentos de Ensino, a saber:

Departamento de Ciências da Saúde, Departamento de Engenharias, Departamento de Ciências Sociais e Humanas e Departamento de Artes, com os seguintes cursos:

 

 

Para além dos 11 cursos a funcionarem, o ISP Tundavala pretende abrir os novos cursos de acordo com a tabela 3.

 

 

Consolidar a estrutura organizacional do ISP Tundavala

A estrutura organizacional do ISP Tundavala obedece às leis vigentes para as Universidades e Institutos Superiores Politécnicos e encontra-se espelhada no organigrama que se segue:

 

 

Iniciar cursos de pós-graduação académica (mestrados)

O ISP Tundavala tem como um dos objectivos complementar a formação graduada dos seus estudantes com uma formação pós-graduada na respectiva área de formação. Para isso, tem já protocolos com a Universidade de Coimbra e Universidade do Porto, com vista ao apoio quer docente, quer em investigação  quer aos futuros mestrados do ISPTundavala. O ISP Tundavala pretende ainda abrir a longo prazo, doutoramentos.

 

 

Centro de Pesquisa do ISP Tundavala

O ISP Tundavala criou em 2017 um “Centro de Estudos e Pesquisas Tundavala” abrangendo as várias áreas que lecciona. Esse centro conta com apoios a nivel internacional na area da climatologia, ambiente, psicologia e agronomia, nos quais tem projectos em curso.

 

A longo prazo (2025/2030)

1 - Transformar o ISPTundavala em Universidade Tundavala com a evolução dos Departamentos para Faculdades.

A longo prazo serão criados 4 Faculdades dentro da Universidade, produto da Evolução dos Departamentos existentes, nomeadamente os de Ciências da Saúde, Engenharias, Ciências Sociais e Humanas e o de Artes;

2 - Criação de Unidades Orgânicas nas províncias do Namibe e Cunene.

Quando o ISPTundavala estiver consolidado pretende-se estender a sua acção formativa às restantes províncias da região académica em que se insere, nomeadamente, às províncias do Namibe e Cunene.  Os cursos a abrir respeitam as necessidades e características das províncias onde se inserem e são licenciaturas já existentes e consolidadas no ISP Tundavala.

3 - Iniciar Cursos de Doutoramento

Quando estiverem consolidados os cursos de licenciatura e de mestrado abertos no ISP Tundavala, e aproveitando os protocolos de colaboração já existentes com as Universidades estrangeiras e aqueles que ainda se pretende estabelecer, pode-se pensar na implementação de cursos de Doutoramento nas principais áreas de interesse leccionadas no ISP Tundavala.

 

4 - Alargar a intervenção da instituição à comunidade envolvente

A Universidade deve ser aberta à comunidade. Pretende-se que o ISPTundavala seja não só um centro de transmissão de conhecimentos, mas também um centro de investigação aplicada, dando soluções às necessidades da região, tendo uma perspectiva de colaboração internacional, nomeadamente com os países limítrofes da região (Namíbia, Zimbabué, Zâmbia e Botsuana).

tabela n 3.png
organograma.png

ORGANIGRAMA ISPT

tabela n 4.png

Departamento de Engenharias:

- Engenharia do Ambiente

- Engenharia Agronómica

- Engenharia Civil

- Engenharia Geológica (previsto

- Engenharia Alimentar (previsto)

- Engenharia Florestal (previsto)

Departamento de Artes:

- Design (gráfico e Moda)

- Arte e Multimédia (previsto)

- Artes Cénicas (previsto)

- Artes Plásticas (previsto)

Departamento de Ciências da Saúde:

- Psicologia

- Fisioterapia

- Enfermagem

- Ciências Farmacêuticas

- Imagiologia (previsto)

- Analises clínicas (previsto)

Departamento de Ciências Sociais:

- Comunicação Social

- Gestão e Contabilidade

- Relações Internacionais

- Ecoturismo (previsto)

- Assistente Social (previsto)

Através dos seus 4 Departamentos actuais e do Centro de Estudos e Pesquisas Tundavala, o ISP Tundavala promove e estimula o exercício das capacidades intelectuais dos docentes, discentes e investigadores, para que sejam protagonistas de acções positivas e catalisadoras da criação de condições de um bem-estar da sociedade. Assim, o ISP Tundavala promove a qualidade e a inovação nos métodos de ensino, privilegiando a área da pesquisa que aborda os diversos problemas da sociedade, identificando as suas causas e propondo as soluções mais adequadas.

MISSÃO

gerar, difundir e aplicar conhecimento, assente na liberdade de pensamento e na pluralidade dos exercícios críticos, promovendo a educação superior e contribuindo para a construção de um modelo de sociedade baseado em princípios humanistas, que tenha o saber, a criatividade e a inovação como factores de crescimento, desenvolvimento sustentável, bem-estar e solidariedade.

VISÃO

Promover e estimular o exercício das capacidades intelectuais dos docentes, discentes e investigadores, para que sejam protagonistas de acções positivas e catalisadoras da criação de condições de um bem-estar da sociedade.

VALORES

Formação humana ao mais alto nível, nas suas dimensões ética, cultural, científica, artística, técnica e profissional, através de uma oferta educativa diversificada, da criação de um ambiente educativo adequado, contribuindo para a formação ao longo da vida e para o exercício de uma cidadania activa e responsável.

OBJECTIVOS

Investigação e a participação em instituições e eventos científicos,

procurar respostas aos grandes desafios da sociedade, transferência, o intercâmbio e a valorização dos conhecimentos científicos e tecnológicos produzidos, da prestação de serviços à comunidade, da realização de acções de formação contínua e do apoio ao desenvolvimento, numa base de valorização recíproca e de promoção do empreendedorismo.

bottom of page