top of page
Revista Tundavala

TUNDAVALA | REVISTA ANGOLANA DE CIÊNCIAS

Surgimento

A Tundavala: Revista Angolana de Ciências foi criada em 2012 como veículo de produção e divulgação científica angolana inserida na região da SADEC e cultural da CPLP. Ela é o resultado da constatação de pesquisadores do Instituto Superior Politécnico Tundavala do Lubango, da quase inexistência de veículos angolanos de divulgação científica, facto que dificulta a publicização da pesquisa desenvolvida localmente e por investigadores angolanos colocando-os em desvantagem frente a outros países e regiões.

 

Foco e Escopo

A Tundavala: Revista Angolana de Ciências  - TRAC é uma publicação multidisciplinar do Instituto Superior Politécnico Tundavala. A Revista publica artigos acadêmicos resultantes de pesquisas originais teóricas ou de campo.

A mesma tem como propósito oferecer um espaço de divulgação da produção científica nacional e internacional.

 

Processo de Avaliação pelos Pares

A Tundavala: Revista Angolana de Ciências é aberta a contribuições nacionais e internacionais. Os manuscritos são avaliados pela originalidade, importância do tema e a qualidade da metodologia científica utilizada, também são levadas em conta as normas editoriais adoptadas pela revista. Todos os manuscritos submetidos à revista são avaliados por dois ou mais avaliadores especialistas no tema do artigo submetido. A avaliação é feita de forma anónima (Double blind review), garantindo-se o sigilo em todo o processo de revisão.

Ao fim da avaliação os manuscritos aceites serão enviados para os autores para que sejam efetuadas as eventuais modificações e para que os mesmos tomem conhecimento das alterações a serem introduzidas.

Os autores deverão retornar o texto com as modificações solicitadas, devendo justificar na carta de encaminhamento, se for o caso, o motivo da recusa às sugestões dos avaliadores.

Ao final do processo a comissão editorial tomará a decisão quanto à aprovação ou não do manuscrito e respectiva publicação.

Textos nos quais se venha a identificar plágio serão imediatamente rejeitados. A Revista adopta sistemas de identificação de plágio nos textos que recebe.

Periodicidade

A Tundavala: Revista Angolana de Ciências é uma revista anual. 

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Todo o conteúdo, salvo excepções está licenciado sob uma Licença Creative Commons.

Propriedade intelectual

A Tundavala: Revista Angolana de Ciências é editada pelo Instituto Superior Politécnico Tundavala e mantém-se com fundos próprios da Instituição. 

Apresentação da Tundavala: Revista Angolana de Ciências

A revista Tundavala: Revista Angolana de Ciências publica contribuições nacionais e internacionais com o objectivo de oferecer amplos estudos multi e interdisciplinares e está aberta a contribuições nacionais e internacionais de artigos acadêmicos e inéditos resultantes de pesquisas originais teóricas ou de campo, relatórios de pesquisa, entrevistas, resenhas de livros e resumos de dissertações e teses de diversas áreas.

O artigo deve possuir no máximo 4 (quatro) autores, sendo que o primeiro autor deve ter uma titulação mínima de mestre. É possível aceitar textos de alunos do mestrado (mestrandos e mestrandas), desde que tenham sido escritos em coautoria com doutores(as).

A Tundavala: Revista Angolana de Ciências não aceita manuscritos já publicados ou submetidos a outro periódico; já divulgados integral ou parcialmente na internet; partes de teses e dissertações; textos publicados em anais de eventos científicos.

Os artigos aceitos para a publicação tornam-se automaticamente propriedade da revista e só podem ser republicados por meio de autorização escrita da mesma.

Observações:

A Tundavala: Revista Angolana de Ciências não se responsabiliza pelas referências bibliográficas fornecidas pelos autores.

Os trabalhos, mesmo que não aceitos para publicação, não serão devolvidos.

Os artigos originais enviados deverão estar definitivamente revistos e adequados às novas da língua portuguesa vigentes em Angola, podendo ser aceites textos escritos segundo o novo acordo ortográfico.

Os conceitos e declarações contidos nos trabalhos são de total responsabilidade dos autores.

A Tundavala: Revista Angolana de Ciências adota os princípios contidos nos Códigos de Ética do Committee on Publication Ethics (COPE).

Os trabalhos refletem as opiniões de seus autores e não necessariamente as do Comitê Editorial e Científico da revista.

 

Envio de manuscritos

Os artigos devem ser enviados à Revista pelo site de submissão eletrônica de manuscritos: http://portalpensador.com/index.php/Tdvla/about/submissions

TUNDAVALA #4

Com o número 4 da Revista Tundavala abrem-se as portas a outras áreas do domínio cientifico, nomeadamente a Engenharia, as Relações Internacionais, o Direito e a Enfermagem, depois de as primeiras serem de alguma forma dedicadas à Psicologia e às Ciências da Terra

Rev4.jpg

TUNDAVALA #2

Edição dedicada à área da Psicologia da Saúde, Sistémica e da Familia. Os trabalhos aqui apresentados são o resultado da colaboração entre o ISPTUNDAVALA e a Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.

Os artigos aqui publicados são apenas uma parte dos mais de 60 trabalhos de Mestrado entretanto finalizados, os quais serão em futuras também objectos de publicação.

Rev2.jpg

Esta edição da Revista Tundavala é integralmente dedicada à Psicologia por ocasião da realização do 1º Congresso Nacional de Psicologia.

Rev0.jpg

TUNDAVALA #3

Este número é dedicado à avaliação psicológica, uma área em défice em Angola. Instrumentos psicológicos consistem numa das ferramentas mais importantes de uma avaliação psicológica e a sua utilização ocorre em vários contextos de actuação do psicólogo. Para se usarem os instrumentos de medida em Psicologia é importante que estes estejam submetidos a análises estatísticas que garantem que as suas qualidades psicométricas justifiquem o seu uso. É o caso dos oito artigos aqui apresentados.

Rev3.jpg

Esta edição da Revista Tundavala é integralmente dedicada à divulgação de resumos de Trabalhos Científicos apresentados no Seminário Luso Angolano de Geociências para a Sociedade, realizado no ISP Tundavala em Maio de 2015. Neste Seminário serão apresentados 55 resumos de trabalhos científicos, nomeadamente teses de Mestrado, resultantes de uma parceria entre o ISP Tundavala e o Departamento de Ciências da Terra da FCT da Universidade de Coimbra, Portugal. Esta parceria iniciou-se em 2008, com a primeira edição do Mestrado em Geociências, com duas variantes: Ambiente e Ordenamento e Geologia dos Petróleos. Durante este percurso, realizaram-se 6 edições da 1ª variante e 2 edições da 2ª variante.

Rev1.jpg
bottom of page