COMUNICAÇÃO SOCIAL
APRESENTAÇÃO
O Jornalista é o profissional que entrevista pessoas, investiga acontecimentos de quaisquer tipos, localiza e consulta várias fontes de informação; produz noticiários, crónicas, comentários, interpretação de fatos, edita textos e material fotográfico para jornais, revistas, periódicos, folhetos; em posição de chefia, examina o material produzido por seus subordinados e selecciona o que deve ser publicado, corrigindo erros e conferindo dados; determina a disposição das páginas, indicando a colocação e a dimensão das ilustrações. Em empresas privadas ou públicas, ou outras entidades que não as jornalísticas, produz material de interesse da empresa, para publicação interna e/ou externa. Na actualidade comporta variadas especializações: jornalismo científico, trabalhista, económico, etc...
PERFIL PROFISSIONAL
O profissional de jornalismo está apto a desempenhar as seguintes funções:
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Redactor: Redação comum, redacção editorial, crónica e comentários;
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Noticiarista: redacção de matéria de carácter informativo, desprovida de apreciação ou comentário;
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Repórter: busca de notícia ou informação para divulgação;
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Rádio-repórter: difusão oral de acontecimento ou entrevista pelo rádio ou pela televisão no instante ou no local em que ocorram, assim como comentário ou crónica pelos mesmos veículos;
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Revisor: revisão de provas tipográficas de matéria jornalística;
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Repórter-fotográfico: registo fotográfico de qualquer facto ou assunto de interesse jornalístico;
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Diagramador: planeamento e distribuição gráfica de materiais, fotografias ou ilustrações de carácter jornalístico para fins de publicação;
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Editor e Chefe de reportagem: como funções de confiança pertinentes às actividades de jornalista profissional.
OBJECTIVOS DO CURSO
O Curso de Comunicação Social do Instituto Superior Politécnico Tundavala, tem como finalidade educar e formar o cidadão preparado para enfrentar o mercado de trabalho, considerando a perspectiva positiva das potencialidades e compromisso do campo científico, através de acções planejadas, envolvendo a pesquisa, extensão e informação. Visa, sobremaneira, formar jornalistas habilitados e capacitados para exercerem actividades profissionais, em diversas áreas da comunicação, actuando no mercado de trabalho com uma postura criativa, responsável, ética e reflexiva, aplicando criticamente o raciocínio lógico e científico, podendo identificar e solucionar problemas pertinentes ao seu meio profissional.
Competências, actitudes e habilidades
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Assimilar criticamente conceitos que permitam a apreensão de teorias, usando-as em análises críticas da realidade;
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Deter um conjunto significativo de conhecimentos e informações sobre a actualidade;
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Dominar as linguagens usadas nos processos de comunicação, nas dimensões de criação, de produção, de interpretação e da técnica – sejam as convencionais, as relacionadas com as novas tecnologias e novas mídias, bem como as alternativas e comunitárias.
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Experimentar e inovar na utilização das diversas linguagens;
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Reflectir criticamente sobre as práticas profissionais de sua área de actuação, estabelecendo relações factuais e conceituais diante de questões concretas, pertinentes à área.
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Criatividade, amplo conceito do serviço, comunicação social, técnicas de jornalismo relações públicas, trabalho em grupos e facilidade de aprendizagem de línguas.
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Iniciativa, perseverança, desenvoltura, êxito e ética profissional.
Campo de actuação
O Campo de actuação do profissional de Comunicação Social é bastante amplo. Os regressos do curso estarão aptos a exercer cargos em agências de publicidade, ou de assessores, ou directores de comunicação, em empresas públicas e/ou privadas, bem como em veículos de comunicação de massa e “bureau” gráfico. Poderão seguir carreira académica para ensino e pesquisa e exercer actividades no campo da Comunicação Social relacionado com as novas tecnologias (junto às empresas de comunicação que trabalham com os produtos de multimeios e digitais, vídeo games, empresas produtoras das mídias electrónicas). Poderão, ainda, exercer actividades nos seguintes sectores: emissoras de rádio e televisão, jornais impressos ou veiculados pela Rede Internacional (Internet), periódicos, (revistas especializadas em: publicações científicas, análises conjunturais, coberturas e análises dos fatos jornalísticos, moda, culinária, comportamento, decoração, aviação, administração, ensino de línguas, entre outros); associações; sindicatos; holdings; governo. Assessoria de Comunicação para pessoas físicas, empresários, artistas, políticos, entre outros.