ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE
APRESENTAÇÃO
Segundo a Organização Mundial da Saúde, Saúde define-se como “o bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doença”. Este conceito está relacionado tanto com a prevenção de doenças (físicas e mentais), ou seja, com a adopção de atitudes e práticas que evitam o surgimento de doenças, como com a promoção da saúde, o que requer intervenções organizacionais e sociais destinadas a informar e educar a sociedade para melhorar a condição de saúde dos indivíduos e das populações.
Segundo dados do censo de 2014, a província da Huíla é a segunda mais populosa do país depois de Luanda, caracterizada sobretudo por uma população jovem. Na zona Sul existem cursos de saúde em várias IESs, e nenhuma pós-graduação nessa área. O ISP Tundavala forma anualmente nos seus cursos de saúde, cerca de 200 profissionais nas áreas de Enfermagem, Psicologia Clínica e Fisioterapia, mais de 60% do sexo feminino. Isto resulta numa procura cada vez maior pela formação pós-graduada da população jovem desta província e das províncias limítrofes. Em conclusão, procura-se que a implementação de um curso de Especialização em Educação para a Saúde supra a necessidade de especialistas em prevenção e educação para a saúde, capazes de contribuir com eficiência para a melhoria dos conhecimentos e práticas das populações sobre saúde e, em consequência, das condições sociais e económicas da região e do país.
PERFIL DE ENTRADA
1. Ter obtido o grau de licenciado num dos seguintes domínios:
- Psicologia Clínica; Psicologia da Saúde; Enfermagem; Fisioterapia; Farmácia; Serviços Sociais e outros considerados relevantes pela Comissão Científica do curso.
2. Ter fluência na língua portuguesa.
Os requisitos referidos nos pontos 1 do número anterior podem também ser satisfeitos com qualificações obtidas no estrangeiro, desde que tenham sido legalmente reconhecidos no país como equivalentes e comprovem domínio da língua portuguesa.
PERFIL DE SAÍDA
-
Os Especialistas em Educação para a Saúde serão detentores de uma formação técnica e profissional especializada, que os habilita para o exercício da educação para a prevenção de riscos e promoção da saúde, tendo em conta os determinantes sociais, económicos, culturais e políticos que interferem nas condições de vida e saúde das populações.
-
Poderão participar na criação e implementação de políticas de prevenção e promoção de saúde nas populações, na promoção de estilos de vida saudáveis em meio escolar e de competências psicossociais que reduzam a prevalência de comportamentos de risco nos jovens, e na elaboração de programas de intervenção em saúde física, e mental e ambiental.
-
No final do curso o especialista deverá ter desenvolvido capacidade de trabalho autónomo e competências interdisciplinares para compreender e actuar a nível da Saúde, identificar situações e factores de risco, promover o bem-estar físico e psicológico de indivíduos e populações, desenvolver acções de informação na área da Saúde e produzir conhecimentos sobre a situação da saúde física, psicológica e ambiental em Angola.
OBJECTIVOS DO CURSO
Sociedade em geral, em especial pessoal da saúde (enfermeiros, fisioterapeutas, farmacêuticos, psicólogos e outros agentes de saúde)
UNIDADES CURRICULARES DO CURSO